Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SÃO PAULO - São Paulo vai rastrear presos em regime semiaberto a partir de novembro

    O governo de São Paulo assinou nesta terça-feira (14) um contrato para monitoramento eletrônico de 4,8 mil presos em regime semiaberto do estado. A partir de novembro, a saída de detentos dos presídios paulistas será rastreada por equipamentos localizadores. Em 60 dias, 3 mil presos que deixam os centros de detenção diariamente para trabalhar começam a ser monitorados.

    Já em dezembro, mais 1,8 mil detentos autorizados a passar os feriados do fim do ano com a família terão sua localização monitorada eletronicamente. O monitoramento será feito por meio de uma tornozeleira e um rastreador que os presos serão obrigados a carregar ao deixarem os presídios. O rastreador, de tamanho semelhante ao de um telefone celular, aponta a localização do detento via sinal de telefonia celular.

    Este equipamento ainda se comunica com a tornozeleira do detento por ondas de rádio. Desta forma, caso o preso se afaste mais de 20 metros do rastreador ou tire a tornozeleira, um alerta é enviado a uma central de monitoramento informando o local da ocorrência.

    O monitoramento é bom para o estado, pois ajuda no controle dos presos, e bom para o preso porque servirá como prova caso o detento seja acusado de um crime que não cometeu, afirmou o secretário estadual de Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

    O governador de São Paulo, Alberto Goldman, disse que o monitoramento de presos é uma demanda antiga, estudada desde 2007 pelo estado. Em 2008, foi sancionada uma lei estadual autorizando o monitoramento. Agora, São Paulo passa a ser o primeiro estado do país em que o serviço de rastreamento será contratado por meio de licitação.

    O estado pagará pelo monitoramento dos 4,8 mil presos durante 30 meses, cerca de R$ 50,1 milhões. Segundo o próprio governador, menos de um quarto dos 22 mil presos autorizados a deixar os presídios todo dia ou em cinco feriados do ano serão rastreados.

    Fonte: Consultor Jurídico, com informações da Folha de S. Paulo

    • Publicações1054
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sao-paulo-sao-paulo-vai-rastrear-presos-em-regime-semiaberto-a-partir-de-novembro/2374771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)