Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BRASÍLIA - Procons divulgam seus Cadastros Estaduais de Reclamações Fundamentadas

    A publicação abrange os Procons municipais e estaduais integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça. Ao todo, 20 órgãos estaduais mais Distrito Federal e outros 25 órgãos municipais apresentaram hoje (14) a lista de empresas mais reclamadas pelos consumidores ao longo dos últimos 12 meses.

    Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe são os estados que publicaram o relatório. Ainda esta semana os estados do Piauí e Tocantins divulgam seus números.

    O próximo passo é a reunião de todos os cadastros estaduais no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que será publicado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) nos próximos 60 dias. O cadastro informa as demandas dos consumidores registradas como reclamação e que, após análise técnica dos órgãos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas.

    Conhecer as empresas mais reclamadas é muito importante. A transparência gerada pelo acesso à informação é um grande auxílio para o consumidor na hora de comprar produtos ou contratar serviços, ressalta a diretora substituta do DPDC, Juliana Pereira.

    A divulgação do Cadastro Nacional é uma exigência da Lei 8.078/90 o Código de Defesa do Consumidor que completa 20 anos este mês.

    Fonte: Ministério da Justiça

    • Publicações1054
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasilia-procons-divulgam-seus-cadastros-estaduais-de-reclamacoes-fundamentadas/2374677

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)