Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    BRASÍLIA - Lista de políticos com contas rejeitadas chega ao TSE

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu nesta segunda-feira (21), a relação de gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas julgadas irregulares do presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Ubiratan Aguiar.

    O presidente do TSE disse que entregará o documento ao procurador-geral Eleitoral, Roberto Gurgel, para as providências cabíveis e também a todos os Tribunais Regionais Eleitorais. A partir dessa lista, a justiça eleitoral decretará, no caso concreto, a inelegibilidade dos maus gestores do dinheiro público, afirmou.

    De acordo com a lista, em todo o país 7.854 contas de 4.922 gestores foram julgadas irregulares. Deste total, a maioria é do Maranhão (728), seguido da Bahia (700), Distrito Federal (614) e Minas Gerais (575).

    Cabe ao TCU, de acordo com a Lei das Eleicoes (Lei 9.504/1997) apresentar à Justiça Eleitoral, até o dia 5 de julho do ano das eleições, a relação dos administradores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente.

    O TCU não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao Tribunal cabe apresentar a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais.

    De acordo com a Lei das Inelegibilidades (64/1990), os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Judiciário, para as eleições nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, não podem se candidatar a cargo eletivo. Antes da Lei 135/2010, a Lei da Ficha Limpa, o prazo era de três anos.

    Fonte: Consultor Jurídico, com informações da Assessoria de Imprensa do TSE

    • Publicações1054
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/brasilia-lista-de-politicos-com-contas-rejeitadas-chega-ao-tse/2247320

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)